Na época em que esteve mais pesada, Rosales havia desistido da própria vida e fez o impensável para salvar sua irmã da prisão. Ela já foi chamada de “assassina de meia tonelada” falsamente confessou ser responsável pela morte de seu sobrinho Eliseo, de dois anos, que na realidade foi espancado e morto pela própria mãe na frente de Mayra.
A moça, filha de imigrantes mexicanos e cidadã dos EUA, já conseguiu eliminar incríveis 395 quilos com a ajuda de 11 cirurgias e uma dieta especial.
Mayra em 2008, pesando absurdos 466kg.
Um ano após a redução de estômago: em 2012, Mayra chegou aos 92kg.
A mulher de 34 anos disse à polícia, em 2008, que havia acidentalmente sufocado e esmagado o garoto ao rolar em cima dele, o que foi mais tarde desmentido pelo trabalho da perícia: quando os resultados da autópsia de Eliseo revelaram que o menino havia morrido por fortes golpes desferidos contra seu crânio. A culpada era Jamie Rosales, que acabou confessando o crime e foi condenada a 15 anos de prisão.
Sem pais e sem sua irmã para ajudá-la, Mayra prometeu a Jamie que, enquanto ela estivesse ausente na prisão, seus outros filhos estariam em boas mãos e seriam bem cuidados. Foi nesse momento em que ela decidiu fazer mais um sacrifício por sua família e pelo próprio bem, começando o processo de perda de peso.
Rosales conseguiu começar perdendo peso ao tomar remédios de emagrecimento e com uma dieta violenta de apenas líquidos. Desde o ano de 2011, quando sua irmã foi presa, ela perdeu centenas de quilos. Desde então, ela passou pela cirurgia bariátrica, além de diversos procedimentos de remoção de pele e lipoaspirações.
Hoje, ela diz que mudou completamente a mentalidade em relação à comida. Em uma entrevista exclusiva ao canal ABC, Mayra disse: “Alimentação agora para mim é que eu tenho que comer para viver. Antes eu vivia somente para comer, e agora é apenas algo normal.”
O cirurgião Younan Nowzaradan, que acompanhou Rosales, disse que conseguiu motivá-la e que se orgulhou de ter visto sua paciente finalmente sentindo esperança. “Ela estava se matando. Sentada na cama por vários anos, sem fazer nada, ela basicamente não tinha vida”, disse o médico. “Uma vez que ela se levantou e começou a caminhar e fazer as próprias coisas, pude sentir que ela se motivou. O amor pelos sobrinhos definitivamente também a ajudou a se reerguer.”
Após o julgamento de sua irmã, Rosales começou imediatamente a se tratar com Dr. Younan. Nos primeiros 10 dias, ela perdeu 50 quilos. Ela teve que perder mais 150kg para finalmente poder entrar na sala de cirurgia e fazer a operação de redução de estômago. Em um ano, ela chegou a excelentes 92kg, saudável. “Tive muita sorte, mesmo ainda tendo um pouco de sobrepeso, de ter me tornado perfeitamente saudável depois de tudo que aconteceu. Eu não sou diabética, não tenho colesterol alto, não tenho pressão alta”, disse. “Agora eu estou bem e meus órgãos estão perfeitos.”
2015: Mayra chegou aos 75 quilos e pretende continuar se exercitando e fazendo dieta até chegar ao peso ideal – os 62kg.
Rosales agora possui milhares de seguidores ativos no
Facebook, com mais de 18.000 fãs. Ela mantém sua página atualizada enquanto a sua transformação continua.